O que são cistos renais, quando devo me preocupar e quais são os tratamentos
Cistos renais são formações no tecido renal, semelhantes a bolhas. Possuem uma camada de tecido envolvendo o conteúdo líquido em seu interior.
São comuns de serem encontrados na população geral, na maior parte das vezes são achados de exames de imagem e não apresentam sintomas.
rim sem cistos
rim com cisto
Quando devo me preocupar com um cisto renal ?
Cistos simples por não apresentarem sintomas e baixa chance de carregarem uma lesão maligna, devem ser acompanhados com exames de imagem com certa periodicidade, sem necessidade de tratamento específico.
O importante é observar se existem características que possam indicar que o cisto ao invés de ser simples (benigno) possa conter uma lesão maligna – um câncer renal.
Em tais casos as características do cisto devem ser avaliadas por exame geralmente com uso de contraste na veia – tomografia computadorizada ou ressonância magnética – para visualização com maiores detalhes, estimar a chance de conter uma lesão maligna.
Classificamos os cistos de acordo com sua complexidade – regularidade ou irregularidade das paredes, conteúdo líquido ou presença de sangue em seu interior, número de septos – tecido em seu interior dividindo o cisto.
Quanto maior o número dessas características em um cisto renal, maior a chance de representar uma lesão maligna.
cistos renais de acordo com a complexidade de sua aparência (classificados de I a IV – o nome dessa classificação se chama critérios de Bosniak), quanto maior o número da classificação, maior a chance de ser uma lesão maligna (descrito entre parêntesis ao lado da número)
Tratamento de cistos renais complexos :
Em tais casos o paciente deverá ser avaliado por um urologista, para a possibilidade de retirada do cisto e análise em microscópio do tecido em busca de descartar lesões malignas.