Dr. Herculano Diniz

O que são, com qual frequência ocorre na população, como se formam, quais são as causas, como é feito diagnóstico, quais sinais e sintomas e tratamentos das pedras nos rins.

O que são pedras nos rins ou cálculos renais ?

Pedra nos rins, ou o termo técnico nefrolitíase (do grego nephros = rim + lithíasis = pedra), ocorrem pelo aumento da quantidade de certas substâncias eliminadas na urina como : cálcio, oxalato, ácido úrico, fosfatos, cistina ou pela redução da eliminação das substâncias que inibem a formação de pedras : o citrato.

O aumento da quantidade dessas substâncias na urina, a redução da substância inibidora – o citrato, ou a redução no volume de urina são fatores de risco comuns para formação de pedras no sistema urinário.

Com qual frequência ocorre pedras nos rins/cálculos renais na população geral ?

Acomete uma a cada 10 pessoas, igualmente homens e mulheres até cerca de 40 anos, a partir daí um pouco mais em pacientes do sexo masculino.

Como se formam as pedras nos rins/cálculos renais ?

Quando a quantidade de substâncias formadoras de pedras é grande na urina, ou a quantidade de urina é menor que a necessária para que essas substâncias se dissolvam, tais substâncias se amontoam formando uma pequena pedra, atraindo mais daquela substância em torno de si e aumentando de tamanho ao longo do tempo.

formação pedras/cálculos renais no sistema urinário

Quais são as causas de formação de pedras/cálculos renais ?

Na maior parte dos casos as causas para formação de pedras nos rins não é conhecida, ou seja, não havendo uma causa específica a ser tratada, mas apenas medidas gerais para evitar sua formação. 

Pode haver aumento de excreção de cálcio por uso em excesso de suplementos de cálcio – em casos de automedicação de pacientes com medo de osteoporose.

Em uma minoria dos casos, o aumento da eliminação de certas substâncias na urina pode estar aumentado devido a uso de medicamentos (ex. aumento da eliminação de cálcio por uso de diuréticos) ou devido a algumas doenças endocrinológicas (excesso de hormônio que retira o cálcio dos ossos – hormônio da glândula paratireóide).

Como é feito o diagnóstico de pedras/cálculos renais ?

Pode ser feito em pacientes com sintomas de pedras nos rins, exemplo : dor nas costas, dor na barriga, presença de sangue na urina; ou serem um achado sem sintomas em pacientes ao realizarem exames de imagem pedidos por outras razões mas que mostrem o sistema urinário (ex. tomografia computadorizada do abdome, ultrassonografia, radiografia do abdome)

Quais são os sinais ou sintomas de pedras/cálculos renais ?

Tais pedras vão aumentando de tamanho até se “desgrudarem” do local onde se encontram e seguem caminho ao longo da via urinária, podendo acontecer de maneira espontânea ou após um “chacoalhão” ou trauma, seguindo o caminho que a urina faz dos rins até fora do nosso corpo. 

Se a pedra é menor do que o caminho de saída da urina, pode ser eliminada sem sintomas ou com sintomas mínimos – às vezes um pouco de sangramento na urina que para sozinho após a saída da pedra, um pouco de dor na barriga ou na via de saída da urina (no canal do pênis ou da vagina).

O problema é que muitas vezes esse caminho de saída da urina é estreito demais para a passagem de tais pedras, quando acontece os sintomas mais importantes devido a  sua passagem. 

A migração do cálculo/pedra ao longo do sistema urinário. A forma dos cálculos pode machucar a parte interna do “cano” de saída da urina, levando a eliminação de sangue visível na urina, além de dor no caminho de passagem da urina. 

Tratamento cirúrgico das pedras/cálculos renais :

O local mais estreito à passagem das pedras é a junção do ureter na bexiga, onde as pedras maiores que 0,9cm costumam ficar presas, gerando muita dor e algumas vezes a necessidade de um procedimento através do canal da urina para a remoção das mesmas – chamado ureterolitotripsia. 

O médico responsável por tal procedimento e procedimentos cirúrgicos no trato urinário é o urologista. 

Pedras menores que 0,9 cm geralmente são eliminadas de maneira espontânea, com uso de medicações para controle dos sintomas e relaxamento dos músculos dos canais por onde a urina passa. 

Além desse, outros procedimentos cirúrgicos podem ser realizados para retirar pedras de tamanho maiores e localizadas próximas aos rins.

Investigação da causa das formação de pedras/cálculos renais :

 No caso do nefrologista, o médico que trata dos problemas clínicos do trato urinário, investiga-se causas menos comuns de formação de pedras através de exames de sangue e coleta de urina de 24 horas e análise das substâncias contidas nessas. 

Identificadas causas específicas, pode-se atuar na causa base da formação de pedras caso essa exista, ou administração de medicações específicas para reduzir a quantidade de substâncias formadoras de pedra na urina, assim como aumentar a quantidade de substâncias inibidoras da formação de pedra na urina, se for o caso.

Tratamento clínico, medidas gerais para prevenir a formação de pedras/cálculos renais :

  1. –  Ingerir uma quantidade adequada de líquido, que vai aumentar a produção de urina (30ml/Kg ao dia – 30 mililitros por quilo de peso por dia);
  2. –  Ter uma dieta rica em potássio, encontrado, principalmente, em frutas, verduras e legumes;
  3. –  Restringir a ingestão de sal e alimentos ricos em sódio;
  4. –  Praticar exercícios físicos regularmente;
  5. –  Utilizar medicações específicas para reduzir a eliminação de substâncias formadoras de cálculos ou para aumentar a concentração na urina de substâncias que inibam sua formação; 

Em casos de doenças específicas que resultam em aumento da excreção de substâncias formadoras de pedras (ex: ácido úrico, cálcio), tratar a causa específica da eliminação anormal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *